segunda-feira, 27 de maio de 2013

Amanhã tem Webcast FNQ

Amanhã (28/05), a FNQ promove um webcast com o tema "Gestão de marca em suas redes sociais". Conheça as melhores práticas para gerenciar a presença da sua marca em ferramentas sociais.

A palestra será ministrada pelo especialista JC Rodrigues, responsável pela operação da Disney Interactive para o Brasil e da Disney Interactive Worlds para America Latina, na The Walt Disney Company, além de professor da disciplina Arena Digital para graduação em Propaganda e Marketing na ESPM. 


segunda-feira, 6 de maio de 2013

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (MEG)


O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 11 Fundamentos da Excelência e colocado em prática por meio de oito Critérios de Avaliação:

1. Liderança;
2. Estratégias e Planos;
3. Clientes;
4. Sociedade;
5. Informações e Conhecimento;
6. Pessoas;
7. Processos;
8. Resultados.

No Modelo, os Fundamentos da Excelência são expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de requisitos presentes em questões formuladas e em solicitações de informações específicas. Essas, por sua vez, são agrupadas em Itens em cada um dos oito Critérios acima. Os objetivos dessa distribuição são facilitar o entendimento de conteúdos afins considerados no Modelo e reproduzir, de forma lógica, a condução de temas essenciais de uma organização.
Os Critérios de Avaliação são representados pela figura mostrada abaixo, sugerindo uma visão sistêmica da gestão organizacional.

domingo, 5 de maio de 2013

FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO


O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais descritos na publicação Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão, disponível no Portal FNQ. A publicação também aborda o contexto social, tecnológico e econômico em que as organizações se encontram, bem como o posicionamento conceitual da FNQ para a organização no século 21.
Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em
processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações de Classe Mundial –
aquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais. Esses Fundamentos, em que se baseiam os Critérios de Excelência da FNQ, são:

* PENSAMENTO SISTÊMICO: Entendimento das relações de interdependência entre os
diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
* APRENDIZADO ORGANIZACIONAL: Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento
para a organização e sua força de trabalho por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
* CULTURA DE INOVAÇÃO: Promoção de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
* LIDERANÇA E CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS: Atuação dos líderes de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento ininterrupto da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes envolvidas.
* ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS E INFORMAÇÕES: Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e dos processos da organização que agregam valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e a execução de ações devem ter como base a medição e a análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir-se os riscos identificados.
* VISÃO DE FUTURO: Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazos, visando à sua perenização.
* GERAÇÃO DE VALOR: Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valores tangível e intangível, de forma sustentada para todas as partes interessadas.
* VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS: Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio de comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.
* CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO: Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade nos mercados.
* DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS: Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, potencializando competências complementares de cada uma e atuação conjunta, e buscando benefícios para as partes envolvidas.
* RESPONSABILIDADE SOCIAL: Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento
sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando
a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da
organização.

NOTA: os fundamentos estão detalhados na publicação Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão disponível no Portal da FNQ.